Não Quer Pagar Por Um Windows Original? Tem O Ubuntu!

Se você não quer pagar caro por um Windows novo ou ainda tiver comprado um computador sem o XP ou Vista ou mesmo quiser testar um sistema operacional novo e diferente, o Ubuntu é uma boa pedida!

No meu caso, eu sempre quis testar um software livre para conhecer as novas tendências mas nunca tive coragem de testar sem um conhecimento maior. Já ouvi falar que na hora que é feita a instalação, ele cria pelo menos 2 repartições e complica o computador na hora de formatar. Então decidi esperar um pouco mais uma notícia de quem conhecia sobre o assunto para seguir a diante.

Assim, encontrei no site da UOL Tecnologia uma informação mais concreta a respeito da instação e de seu início, então decidi colocar aqui para ajudar à todos!

Por: Camila Rodrigues | UOL Tecnologia:

O Custo de uma licença de Windows é um dos principais motivos que levam os usuários a recorrerem as cópias piratas. Para se ter uma idéia, a versão do Vista Home Basic original custa atualmente R$ 500,00. No Brasil, 59% de todos os programas são piratas, de acordo com o 5° Estudo Anual Global de Pirataria de Software da Abes/BSA.

No entanto, é possível sair da ilegalidade experimentando uma distribuição do Linux com recursos semelhantes ao do sistema da Microsoft: o Ubuntu. O sistema operacional, baseado em software livre, é relativamente fácil de usar e gratuito.

Por ter código aberto, há muita gente desenvolvendo diferentes aplicações para esse sistema, o que aumenta as opções de aplicativos, inclusive alguns que são habitualmente usados no Windows. O grande número de desenvolvedores também serve para agilizar a correção de bugs e a atualização dos programas.

Quem não estiver disposto a uma mudança brusca de sistema operacional, pode se adaptar aos poucos usando o Wubi, um programa que permite instalar o Ubuntu como mais um software dentro do Windows. A única desvantagem é que ele ocupa cerca de 10 GB do disco.

Confira algumas dicas para instalar aplicações e interagir com o sistema com mais facilidade:

Para instalar programas no Ubuntu

Um dos meios mais fáceis de instalar programas no Ubuntu é por meio do recurso Adicionar/Remover:

Vá até Aplicações > Adicionar Aplicação. Digite sua senha para autorizar a ação e selecione o programa desejado na lista. Clique em Aplicar e aguarde enquanto o programa é baixado e instalado. Pronto. Já é possível acessar o programa pelo menu.

Como instalar um programa usando o Terminal

Um dos meios para instalar os programas quando eles não estão na lista é usar o terminal, que pode ser encontrado em Aplicações > Acessórios.

É uma tela preta parecida com o MS-DOS (para quem conheceu) —lembra os antigos computadores de tela de fósforo por conta de letras verdes. Aí, deverá ser digitado o seguinte código:

sudo apt-get install NOME DO PROGRAMA

Será solicitada, então, a senha do sistema. A partir daí, o sistema irá buscar o programa na Internet e sugerir os pacotes.

Então, o programa empacotado (como em arquivos zipados) será baixado, desempacotado e instalado automaticamente. O processo é bem rápido, porque os programas não costumam ter muito mais de 1 MB.

Uma resposta para Não Quer Pagar Por Um Windows Original? Tem O Ubuntu!

  1. Leandro disse:

    O Ubuntu é bacana. Particionei meu HD e instalei ele. Sou Fã da Cannonical.

    Até mais…
    Abraços,
    Leandro Magela
    http://www.mercadotech.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: