6 Hístorias Curiosas Sobre As Cores

Barra - Curiosidades

Estive dando uma volta pela Internet e encontrei uma matéria legal a respeito da história das cores e outros fatos consideirados lendas, de um site em inglês.

Não tem nenhum preconceito ou algo de ruim, só foi encontrado em um site onde eu pensei que realmente tem relação!

Então, decidi traduzir e repassar aqui!

Por Que o PARE é Internacionalmente Vermelho?

Placa Pare

As placas de PARE foram criadas em Detroit, Michigan em 1915. No início, eram com letras pretas com o fundo branco e menores do que as que temos hoje. Em 1924, as placas foram mudadas de preto para amarelo. A Administração Federal dos Estados Unidos [Em inglês: US Federal Highway Administration (FHA)], publicou o Manual de Equipamentos de Controle de Tráfego Uniforme [Conhecido como: The Manual on Uniform Traffic Control Devices (MUTCD)]. Nesse manual, tinha padronizado o vermelho com a letra branca. A codificação do “pare” vem de tempos atrás. O vermelho vem da cor ligada a primeira linha de trêm com equipamentos sinalizadores, desenvolvidos entre 1830 e 1840. Inicialmente, vermelho significava “pare”, o verde significava “cuidado” e a cor clara [como o branco] significava “siga”. Mas foi logo notado, que “siga” causava uma confusão com as outras luzes.

Por Que a Cor Rosa é de Menina e Azul de Menino?

Menina e Menino [Cores]

De acordo com o site: “Gender Specific Colors”, essa assimilação sobre cor por gênero foi desenvolvido apartir do século 20. Aparente, uma vez imposta, a associação é revertida quando a cor veio antes de ser criado uma identificação. Na realidade, essa oposição que consideiramos ” normal ” era observado como convencional, mesmo antes do século 20.

” Por um lado, a cor rosa é consideirada mais como uma cor para menino [Cor mais próxima do vermelho, remetendo à força] e o azul, ligado mais a menina”.

Em um jornal americano em 1914, recomendou às mães: ” Se você gostar de impôr cores, use rosa para menino e azul para menina, se você for seguidor de convenção”.
” Há uma boa diversidade de opinião a respeito desse assunto, mas geralmente é aceita a regra de rosa para menina e azul para menina. A Razão é por conta do rosa começava a ser mais decidida e forte, apropriada para menino, sendo mais delicado, mais bonito para garota. ”

Por Que a Cor Roxa é Cor De Lésbica?

Roxo - Lésbicas

A cor roxa [ou mais exatamente, lavanda] se tornou popular como símbolo de orgulho no final dos anos 60. Feita também uma comunidade gay chamada: “Força Roxa.

O roxo como gay/lésbica foi introduzido na cultura-pop em 1999 pelo Revolucionário Falwell e sua teoria: kinky Tinky Winky.Falwell disse que o Tinky Winky, do Teletubbies é “supostamente” gay.

Por que? É como o Barney, Tinky Winky é roxo. Tinky Winky carrega uma bolsa. Tinky Winky tem uma antena triangular na cabeça. O Roxo, é a cor do orgulho gay e um grande sinal. De qualquer maneira, se alguém estiver usando uma antena triangular na cabeça, a primeira coisa que pode vir na mente é: Gay.

Por Que o Céu é Azul?

Céu - Azul

A primeira coisa que se reconhece ao ver o céu, é a cor extremamente clara por conta da luz solar — Muito mais clara que a Lua. A segunda coisa reconhecida, são os átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera que a luz do sol passa por elas. Há um fenômeno físico chamado: Rayleigh. Ao iluminar passando atravéz das partículas que contém pelo menos 1/10 da velocidade do som.

A luz solar é composta por todas as cores diferentes da luz, mas por conta dos elementos, o azul é dispersado mais eficientemente do que as demais cores.

Então, quando você olhar para o céu em um dia claro, poderá ser visto como um disco brilhante. A cor azul que é vista em qualquer outro lugar, são todos os átomos da atmosféra iluminando esta para você. [Por isso que a luz vermelha, amarela, verde, e outras cores iluminando também, são vistas azul no céu]

Por Que o Vermelho Ferrari é Ícone de Carro Esporte?

Ferrari - Vermelha

A primeira cor que vem na cabeça das pessoas quando pensam em um carro rápido é vermelha. A cor do fogo e é também associada a energia, perigo, força, poder e determinação, sendo adjetivos mais procurados ao querer um carro esporte.

Mas por que os carros esportes italianos tem essa cor com tanta freqüência?

Como os carros esporte começaram na Europa, cada país tinha uma cor definida. O verde para os carros inglêses, o azul para os carros francêses, o amarelo para os italianos e os vermelhos para os veículos americanos. Os americanos falharam ao fazer algum impacto considerável na corrida europeia, sendo assim, o vermelho ser “tomado” posse pelos italianos, enquanto o amarelo tornou-se cor belga.

Há um mito comum em dizer que os carros vermelhos possuem o seguro mais caro. Estatísticas não provam que carros vermelhos tem maior freqüência de colisões ou multas.

Por que a Caneta Marca-Texto é Amarelo-Fosforescente?

Caneta Marca-Texto

Em 1962, o inventor japonês, Yukio Horie, que trabalhava na área de artes, criou a primeira caneta de fibra. Essa foi uma das primeiras que eram usadas com tinta, feita da mesma maneira que as canetas de gel. O sistema era de absorsão do cartucho de fibra, disponibizando molhar a ponta e funcionar mais facilmente. Na idéia, o corpo da caneta era feito de bambu, mas logo foi trocado por material sintético.

Com a introdução de uma larga quantidade de tintas, tornou mais disponível às crianças e pessoas na área de artes. Em 1963, a empresa Avery Dennison criou a caneta de fibra e nomearam de: “Hi-Liter”. Essa tinta translúcida foi lançada no merdado para destacar o texto ou marcar um texto para poder ser visto de uma maneira mais rápida.

Originalmente, a caneta vinha em formato pastel, mas em 1978, a primeira caneta destaca-texto foram introduzidas.

Hoje em dia, a cor mais comum de ser encontrada é a amarela, a primeira e única cor usada antigamente, mas pode ser encontrada nas cores: rosa, roxa, verde, azul e amarela.

Fonte:

COLOURlovers

3 respostas para 6 Hístorias Curiosas Sobre As Cores

  1. mariana disse:

    nao nao gostei o fato de roxo e cor de lesbica nao e nao

  2. kessia disse:

    Gostei das historias contadas. mAs acho q a cor das lesbikas nao é somente o roxo mas sim as cores do arco iris…Porque nossa vida nao é senão uma vida colorida…

  3. @ kessia;

    É uma boa reflexão. Mas segundo a pesquisa, conhecido mundialmente, roxo é realmente a cor das lésbicas e/ou do homosexualismo.

    Obrigado pelo comentário, pela visita e volte sempre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: