Dúvida Sobre O Que É RSS? [Solução]

Barra - Ajuda

Andei procurando um bom servidor de notícias [feito blogger, wordpress…], os chamados blog, para divulgar o meu portfolio.

Procurei por vários e encontrei esse por motivos diversos. Um deles foi o RSS.

Muitos não conhecem a respeito desse novo meio de ler notícias, ou por falta de tempo, ou por falta de interesse.

Então, achei uma reportagem na WNews da UOL para poder mostrar a respeito desse sistema.

Para assinar e ler um “feed” RSS, é preciso uma ferramenta chamada agregador. Pode ser um programinha como o BottomFeeder, que é baixado e instalado no computador, um applet que roda direto no navegador ou mesmo um serviço online, acessado pela Internet de qualquer lugar.

Como usar RSS

Para quem não tem experiência com RSS, o ideal é utilizar um serviço online como o Bloglines ou o News is Free. Nestes dois serviços não é preciso fazer download. Quando já estiver mais familiarizado o internauta pode partir para outros softwares que permitam o acesso ao conteúdo dos canais assinados mesmo sem estar conectado à Internet. São ideais para quem usa laptops ou conexão discada. Caso o internauta opte pelo Bloglines é necessário fazer um cadastro com dados como e-mail, idioma e fuso horário. Depois é preciso escolher senha e o site que enviará uma mensagem para confirmar a validade do endereço informado. Agora é só clicar no link doe-mail que a conta estará ativa. Por fim basta apertar o botão “Feeds” que aparecerá a “assinatura” no painel da esquerda: “Bloglines | News”, o informativo oficial do serviço.

Várias assinaturas

Para aproveitar bem o recurso RSS o ideal é ter diversas assinaturas. A dica para começar é no diretório do próprio Bloglines. Mas é bom não perder muito tempo com o índice alfabético. O melhor é usar o campo de busca ou clicar no link “Most Popular Feeds”, que mostra os canais de notícias com maior número de assinantes no Bloglines.

O mais comum é o internauta acessar um site ou blog, gostar de seu conteúdo e adicioná-lo, caso ofereça um feed RSS, geralmente indicado pelo botão laranja com as três letrinhas, RSS, a sigla XML ou algo equivalente. Nestes casos, é só copiar o endereço do link para onde apontam esses botões, quase sempre um arquivo com a extensão XML, entrar no Bloglines, página “My Feeds”, e clicar na opção “Add”, onde você poderá informar o endereço do RSS que deseja assinar.

Para encontrar feeds em português, uma boa dica é acessar o www.syndic8.com. Esse site reúne links para milhares de canais de RSS e Atom (um outro formato de distribuição) e oferece estatísticas sobre quase tudo. Lá é possível encontrar feeds em português. Outra opção é o Superdownloads.com.br, que traz cerca de 40 sugestões de leitores de RSS para baixar.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=399

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: